Sempre que possível troque idéias, elas esclarecem, acrescentam, ajudam, evoluem… ainda que você não precise, servirão para o outro.” Ditado Chinês.

sábado, 22 de novembro de 2014

Relato de experiência - AS TRÊS PARTES







 Objetivo Geral:

Reconhecer figuras geométricas

Objetivos Específicos:

·         Desenvolver habilidades de leitura e escrita;
·         Construir e relacionar a partir das figuras geométricas;
·         Estimular a comparação visual;
·         Ler e interpretar a história;
·         Desenvolver conceitos, semelhanças e diferenças, comparações, identificações das formas;
·         Reconhecer a linguagem figurada no livro “As três partes”, compreendê-la e ilustrá-la;
·         Descrever a posição das figuras geométricas planas na composição de um figura,utilizando nomencla tura adequada;
·         Desenvolver noções de lateralidade.;
·         Explorar as habilidades de criatividade, paciência, percepção espacial, composição e de composição de figuras.

Na sequência didática a seguir mostrarei um trabalho relacionado com  geometria,tendo a leitura do  livro  "As três partes" como elemento nomeador das demais atividades. Este livro conta a história de uma casa que decidiu não ser mais casa e, por isso, dividiu-se em três figuras geométricas que podiam se transformar em várias coisas, como um pássaro, um barco, um peixe. Assim, elas puderam viajar e conhecer o mundo. Um dia, as três peças encontraram algumas crianças e passaram a brincar de formar figuras com elas. Como gostaram muito da avó das crianças, resolveram realizar o grande desejo da vida dela.
   Iniciei a sequência didática  no data show o livro “AS TRÊS PARTES” de Edson Luiz
 Kozminski. Em seguida  uma roda de conversa sobre a história.Levei a casa da história em  EVA ,mostrando as partes uma por uma  perguntado se eles sabiam a forma geométrica de cada parte.Juntos fomos conversando sobre essas formas.Na conversa juntei os dois triângulos formando um retângulo,e perguntei qual a forma que formou?Todos identificaram. Pedi para eles relacionar elas com as formas geométricas do cartaz da sala. O objetivo é que eles percebesse  que existem na casa forma que ainda não tinha sido trabalhado em sala por eles,como o trapézio por exemplo e que o triangulo pode ter posições diferentes.Não tiveram dificuldades até então.Dando continuidade foi realizada atividade impressa sobre as formas geométricas.Por fim o jogo" trilha geométrica",onde os alunos joga o dado de formas geométricas e vão  andando na trilha de acordo com as formas que está a sua frente.Ganha quem chegar primeiro.Com esse jogo os alunos brincando vão familiarizando com as formas geométricas.
  No segundo dia Iniciei a aula Levando um cartaz com a história as três partes. Em uma leitura coletiva fomos sublinhando em que as três partes se transformou de acordo com a sequência do texto. Na sequência entreguei uma atividade impressa de interpretação e identificarão de palavras. Para terminarmos a aula de hoje  foi realizado o bingo das formas e cores.Entreguei uma cartela para eles Orientei os alunos a pintarem as figuras da cartela, usando as cores: vermelho, azul e amarelo.Fui  tirando da caixa as formas e de acordo com a forma e cor ,os alunos marcavam um X.Ganhou  quem completou a cartela primeiro.Os alunos gostaram bastante desse jogo,pedindo para repetimos novamente. Nessa aula  alargou habilidades de leitura e escrita e interpretação,como também a comparação visual, conceitos, semelhanças e diferenças, e  identificações das formas geométricas.
   Na continuidade  no terceiro dia,contei a história das três partes novamente no data  show e as crianças foram motivadas a confeccionar os personagens (as três formas geométricas) e brincar de transformá-las nas várias coisas que vimos na história ,para fazermos um livro para nossa turma.Todos ficaram eufóricos querendo fazer logo as ilustrações. Perguntei se eles sabiam o que eram autor?É o dono do livro responderam. O que é ilustrador?Não souberam responder.Continuamos a conversa mostrando a eles as ilustrações do livro no data show,e explicando que eles agora seria os ilustradores.Cada um iria fazer uma parte das imagens da história.Cada aluno recebeu em papel as três peças da casa  da história e pintaram e montaram de acordo com a parte da história que recebeu .Por fim uma atividade impressa sobre o tema.Com essa atividade os alunos desenvolveram as habilidades de criatividade, paciência, percepção espacial, composição e de composição de figuras.
No quarto dia jogamos o jogo da figura,esse jogo foi tirado do caderno de encarte do pacto alfabetização de matemática,fiz apenas  algumas modificações.Nesse jogo  são 16 folhas para desenhar as figuras,20 cartas grandes com figuras que ficam exposto na lousa e 20 cartas com as mesmas figuras só que menor para ser sorteadas.O jogo o professor descreverá oralmente  figuras sorteadas para os alunos para que elas possam desenhar.Se o jogador desenhar a figura correta ganha dez pontos.(ficha com o número dez).Vence o jogador que fizer mais pontos ao final das rodadas.Este jogo tem como objetivo incorporar ao vocabulário do aluno a nomenclatura correta de figuras geométricas simples (círculos,retângulos,triângulos,quadrado,losango,trapézio) de forma lúdica.Além disso,a discrição da posição das figuras entre si,propicia para a criança a vivência de situações que envolvem lateralidade.Quando eles tinham dificuldade saber qual era a figura,eles procuravam na lousa de acordo com o que eu ia descrevendo oralmente.Foi muito gostoso de realizar essa atividade e de grande aprendizagem,dando para perceber que  um grande número de alunos já conhecem a nomenclatura correta das formas geométricas estudadas.Interrompi  o jogo uma vez ao deparar com a competição como uma característica forte dos alunos,enfatizei o aspecto de construção do conhecimento,em lugar da rivalidade.Eles entenderam respondendo.O que fale é fazer não é  tia. Ao termino do jogo fui em cada banca fazer a contagem com eles de pontos.Pedi para eles contassem sua fichas,foi quando constatei que muitos alunos não sabem contar em escalas ascendentes de dez em dez.
   
    No quinto e último dia da sequência, levei  as confecções dos alunos já encadernado em forma de livro. Ao mostrar para os alunos pedi para eles  lessem  a história no livro que os mesmo ilustraram.Todos empolgados queriam ler na frente o livro,mesmo os que ainda tem dificuldade em leitura perguntaram: A senhora me ajuda tia?E para finalizar nossa sequência,como a grande parte da  turma já produz,optei por uma produção individual para ir  estimulando os alunos nessa prática.Pedi para que eles colocassem no papel o que você achou do livro "As três partes"?.O que você aprendeu com esse livro?E das atividades que realizamos em sala, o que mais gostou de participar?E os que ainda não consegui produzir texto incentivei a colocar da forma que sabem.Mesmo sem ter muitas palavras que desse para ler.Mas me mostravam oralmente que aprenderam com a sequência.

Avaliação dos estudantes

A avaliação foi feita em todos os momentos da aula através da observação dos alunos quanto a participação e realização das atividades propostas, com objetivo de auxiliá-los no processo de ensino e aprendizagem.
Avaliação da experiência

Neste trabalho pode-se onde os alunos possam desenvolver a visualização espacial e geométrica, a partir das construções propostas. perceber a importância de buscar atividades diversificadas para o ensino-aprendizagem da matemática.






2 comentários: